[Competências, Referências, Orientações] Professores – Tecnologias Digitais na Educação – ISTE

PROFESSORES  – DESCRITORES, MATRIZES, COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO – ISTE

Professores eficazes planejam e aplicam os Padrões Nacionais de Educação Tecnológica para Estudantes (NETS) na medida em que projetam, implementam e avaliam experiências de aprendizagem para motivar os alunos e melhorar a aprendizagem; enriquecer a prática docente e oferecer modelos positivos para alunos, colegas e comunidade. Todos os professores devem atender os seguintes padrões e indicadores de desempenho.

 

  1. Facilitar e Inspirar a Criatividade e o Aprendizado dos Alunos

Os professores usam seu conhecimento das disciplinas escolares; ensino e aprendizagem; e tecnologia, para facilitar experiências que melhorem a aprendizagem, a criatividade, e a inovação dos alunos, tanto em ambiente presencial quanto virtual. Os professores:

  1. Promovem, apóiam e modelam maneiras de pensar criativas e inovadoras
  2. Motivam os alunos a explorar questões do mundo real e a resolver problemas práticos utilizando ferramentas e recursos digitais
  3. Promovem a reflexão nos alunos, utilizando ferramentas de colaboração para facilitar o pensamento conceitual, o planejamento e processos criativos dos alunos
  4. Modelar a construção coletiva de conhecimento por meio do engajamento no aprendizado com os alunos, colegas, e demais membros da comunidade em ambientes presencial e virtual

 

  1. Planejar e Desenvolver Experiências e Avaliações da Aprendizagem na Era Digital

Os professores projetam, desenvolvem e avaliam experiências autênticas de aprendizagem e avaliação, incorporando ferramentas e recursos contemporâneos para maximizar a aprendizagem de conteúdos em contexto e para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes identificadas em NETS. Os professores devem:

  1. Projetar e adaptar experiências de aprendizagem relevantes que incorporem ferramentas digitais e recursos para promover a criatividade e a aprendizagem dos alunos
  2. Desenvolver ambientes de aprendizagem enriquecidos por tecnologias que possibilitam aos alunos desenvolver sua criatividade pessoal e tornarem-se participantes ativos no estabelecimento de seus próprios objetivos educacionais, gerenciando sua própria aprendizagem, e avaliando seu próprio progresso
  3. Customizar e personalizar atividades de aprendizagem para atender aos diferentes perfis, estratégias de trabalho e habilidades dos alunos, utilizando ferramentas e recursos digitais
  4. Fornecer aos alunos diversos e variados tipos de avaliação formativa e processual, alinhadas com padrões de conteúdo e tecnologia e utilizar as informações resultantes para subsidiar o processo ensino-aprendizagem

 

  1. Modelo de Trabalho e Aprendizagem na Era Digital

Os professores demonstram conhecimentos, habilidades e processos de trabalho que caracterizam um profissional inovador em uma sociedade global e digital. Os professores devem:

  1. Demonstram fluência em sistemas tecnológicos e na transferência de tecnologias atuais para novas tecnologias e situações
  2. Colaborar com os alunos, colegas, pais e comunidade por meio do uso de ferramentas e recursos digitais para dar suporte ao sucesso e inovação por parte dos alunos
  3. Comunicar ideias e informações relevantes de forma efetiva para alunos, pais e colegas, utilizando uma variedade de formatos e mídias da era digital
  4. Modelar e facilitar o uso efetivo de ferramentas digitais atuais e emergentes para localizar, analisar, avaliar e utilizar recursos informativos no intuito de oferecer apoio à pesquisa e aprendizagem

 

  1. Promover e Modelar Cidadania e Responsabilidade Digital

Os professores entendem questões e responsabilidades sociais locais e globais em uma cultura digital em evolução e exibem comportamento legal e ético em suas práticas profissionais. Os professores devem:

  1. Defender, modelar, e ensinar o emprego seguro, legal e ético de informações e tecnologias digitais, incluindo o respeito pelo copyright, propriedade intelectual, e a documentação apropriada de fontes
  2. Atender as diversas necessidades dos alunos por meio de estratégias centradas no aluno e por meio da promoção de acesso equânime a ferramentas e recursos digitais apropriados
  3. Promover e modelar etiquetas digitais e interações sociais responsáveis relacionadas ao uso de tecnologia e informação
  4. Desenvolver e modelar entendimento e conscientização cultural, engajando-se com colegas e estudantes de outras culturas por meio do uso de ferramentas de comunicação e colaboração da era digital

 

  1. Envolve-se em Crescimento e Liderança Profissional

Os professores melhoram de forma contínua sua prática profissional, modelam seu aprendizado ao longo da vida, e exibem liderança em sua comunidade profissional e escolar, através da promoção e demonstração do uso efetivo de ferramentas e recursos das ferramentas digitais. Os professores:

  1. Participam de comunidades de aprendizagem locais e globais para explorar aplicações criativas da tecnologia para melhorar a aprendizagem dos estudantes
  2. Exibem liderança demonstrando uma visão da infusão da tecnologia, participando em processos de tomada de decisão compartilhadas e na construção de comunidades, e desenvolvem habilidades de liderança e tecnologia em outras pessoas
  3. Avaliam e refletem sobre pesquisas atuais e sobre sua prática profissional de forma regular, para tornar efetivo o uso de ferramentas e recursos digitais existentes e emergentes, que auxiliam na aprendizagem dos estudantes
  4. Contribuem para a efetividade, vitalidade e auto-renovação do profissional de ensino e de sua respectiva escola e comunidade

 

Referências:

ISTE – Sociedade Internacional para Tecnologia Educacional

www.iste.org

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